top of page
Aluga Camping

Você sabe manusear corretamente a sua barraca?

O número de novos campistas e aventureiros buscando novas experiências ou se aproximar da natureza, vem crescendo expressivamente.

Então para os nossos amigos iniciantes no campismo, fica aqui algumas dicas que facilitarão o manuseio das Barracas, o que também ajudará na conservação das mesmas.



Antes de tudo, você deve se atentar aos modelos de barracas existentes, pois cada barraca possui características diferentes e materiais específicos em sua construção, como por exemplo as que possuem varetas de alumínio ou fibra de vidro e características como Barracas Autoportantes ou Não Autoportantes.


Barracas Autoportantes são aquelas que conseguem permanecer armadas sem a necessidade de estarem presas ao chão pelas estacas, permitindo serem montadas também em chãos de cimento ou locais fechados, como é o caso das Iglus.


A montagem das Iglus ocorre por varetas cruzadas “em X” prendendo cada extremidade da vareta ao ponto de fixação da lona. Com isso se formará um arco e basta prender os ganchos do tecido para formar o quarto, este exemplo ocorre na montagem da Arpenaz 3 da Quechua.


Um outro modelo existente, são barracas de montagem rápida, como é o caso da 2 Seconds Easy, e nestes casos a barraca possui varetas flexíveis que permitem ser dobradas de forma circular dispensando a necessidade de inserir ou retirar a vareta a cada montagem e desmontagem.



Há também modelos em que as varetas são inseridas por dentro do tecido, por uma espécie de guia ou canaleta existente no próprio tecido, neste caso é aconselhável que a montagem seja realizada em duas pessoas, onde uma fará o lançamento das varetas e a outra guiará a vareta até o outro ponto. Deve-se lançar primeiro as varetas pelo tecido e só depois formar o arco.


Barracas Não Autoportantes são barracas de tamanho médio ou grande, ou em alguns casos pequenas, como barracas de trilha. Nestas barracas as varetas são inseridas no tecido em paralelo e é preciso prender os pontos laterais do tecido ao solo, trazendo o conjunto de varetas e tecido juntos em um sentido orientado de frente para trás para concluir a montagem, como é feito no caso da Arpenaz Family 4.1 e Arpenaz Family 4.2.

Quais pontos devem ser observados ao realizar a montagem?

Um dos pontos principais e mais sensíveis, são as varetas, que quando feitas em fibra de vidro, podem trincar ou arrebentar.

Desta Forma, não jogue o conjunto de varetas ao chão, evite bater, pisar, deixar mal armazenadas e sempre procure limpá-las antes e depois do uso, para que não haja pequenos grãos de sujeira arranhando e desgastando a vareta.

Nunca as force demais. As varetas possuem uma flexibilidade exata para o formato da barraca, e ao perceber que há uma aplicação excessiva de força, verifique se está passando a vareta pelos pontos corretos. Existem variações de tamanho do conjunto para cada seção do tecido e algumas barracas também possuem reguladores nos pontos de encaixe para exercer o tensionamento correto da vareta.

Sempre observe a corda elástica que transpassa as varetas fazendo a junção delas. Não estique demais a corda e verifique se há a existência de pontos frágeis suscetíveis a rompimento.

Para as barracas em que há a existência das canaletas para passagem das varetas, procure encaminhar a vareta sem que o tecido se acumule demais em um único ponto, pois isso pode ocasionar rasgos ou deformações ao seu equipamento. Portanto, sempre faça o procedimento com calma e se possível em ao menos duas pessoas.

Ao desmontar o seu equipamento, atente-se para preservar o tecido do quarto ou interior da barraca, caso o piso esteja sujo. Dobre o conjunto sempre de forma a manter o tecido para dentro e sem contato com a sujeira.

Por último, mantenha sempre em ordem as estacas do equipamento. Evite entortá-las, para isso faça uso do martelo de borracha em terrenos mais duros onde a fixação ocorrerá de forma gradativa, também evite deixá-los sujos para não oxidar ou enferrujar e sempre faça a conferência para não faltar nenhuma estaca conforme dimensionado pelo fabricante, pois a ausência de uma estaca, pode prejudicar o funcionamento do equipamento.


Para auxiliar no processo de montagem e desmontagem, deixaremos o link de alguns vídeos sobre os modelos que relatamos acima.


Quechua Arpenaz 3 Fresh –

Quechua 2 Seconds Easy –

Quechua Arpenaz Family 4.1 –

Quechua Arpenaz Family 4.2 –

Comments


bottom of page