top of page
Aluga Camping

Você realmente sabe utilizar um colchão inflável?

Quando o assunto é acampamento, um dos principais itens que você deve considerar, é um colchão inflável para proporcionar conforto e uma boa noite de sono.

Os colchões infláveis vêm ganhando tecnologias e variações, que tornaram seu uso mais prático, sendo fácil de transportar e rápido para encher ou esvaziar.

Mas pouco se sabe sobre a forma correta para utilizá-lo e por isso, separamos algumas dicas para que você use seu equipamento de forma confortável e preservando sua durabilidade.


Precauções

Antes de montar sua barraca, escolha bem o local e examine se não há pedras, galhos ou objetos pontiagudos que possam perfurar seu colchão.

Se possível, utilize também um isolante térmico entre o piso da barraca e o colchão, pois ele servirá como uma proteção extra ao colchão, além de bloquear a friagem do solo.

Atente-se sempre ao peso suportado para cada produto e não utilize seu colchão inflável na água.


Enchimento

Aquela ideia de que um colchão cheio precisa ter o máximo de pressão possível está equivocada, pois enchendo demais um colchão você compromete a estrutura, já que a alta pressão e o peso do nosso corpo não deixará que o ar se acomode pelo colchão, ocasionando vazamentos na válvula ou rompimentos nas emendas, além de comprometer também o seu conforto, uma vez que a distribuição do peso não será feita da forma correta.

A pressão de enchimento pode variar de acordo com modelos, marcas e dimensões para cada produto. Sendo assim, sempre indicamos que você confira as orientações do fabricante para o seu equipamento.

Porém, para os colchões da marca Quechua, que disponibilizamos aos nossos clientes, é recomendado que a pressão esteja em torno de 0,3 a 0,5psi.

Mas sem um manômetro, como saber a pressão ideal? Utilizando as mãos para identificar a rigidez do colchão, pois deve-se obter uma flexibilidade entre 3 a 5cm aproximadamente.

Outra forma de identificar a pressão ideal, é sentando-se no colchão e notando o seu corpo quase tocar o solo, pois isso significa que ao deitar-se, o ar se ajustará pelo colchão fazendo-o se moldar pelo corpo.


Esvaziando o Colchão

Abra totalmente a válvula e deixe toda a pressão sair e pela outra extremidade, vá dobrando o colchão devagar para permitir a fuga do ar que ainda permanecer nele.

Feito isso, desenrole novamente e estique as extremidades para desenrugá-lo, depois dobre em quatro partes no sentido da largura (em colchão de casal) ou dobre ao meio (em colchão de solteiro), sempre preservando a área dos gomos para não forçar e enrole-o para armazenar em seu local de transporte.


Você também pode conferir este vídeo feito pela Decathlon, demonstrando a montagem e desmontagem do equipamento.



Comments


bottom of page