top of page
Aluga Camping

No verão, stand up paddle é a pedida, saiba como escolher a prancha certa

Comprar ou Alugar uma Prancha de Stand up… Ou ainda, se for para comprar, adquiro uma prancha inflável ou rígida?


Com o verão chegando, o momento é de planejamento do que vamos fazer, para onde ir e o que comprar. E a tal prancha de stand up paddle pode estar na nossa vontade, então aí vai algumas dicas para os apaixonados pela modalidade. E os marinheiros de primeira viagem também.


De início, vale esclarecer que as pranchas são aquelas pranchas de surf grande, em que o surfista utiliza um remo para ajudar a se locomover e fica em pé na prancha, daí o nome stand up, ou SUP.


Não ter que se preocupar com locomoção da prancha ou local para guardá-la em casa e essa talvez seja a grande vantagem da opção de alugar. E, além disso, o aluguel acaba sendo um investimento inicial bem mais barato.


Ainda arrisco dizer que se você vai poucas vezes para a praia durante o ano, compensa alugar. Num cálculo aproximado, precisa-se usar uma prancha comum comprada, mais de 50 vezes, para justificar o capital investido, sem contabilizar eventuais manutenções.

Existem de vários materiais, neste momento vou comparar as rígidas de fibra, como caiaques, com as infláveis.


AS RÍGIDAS

Se você tem experiência, quer um deslocamento melhor, utilizar a prancha para surfar ondas, as rígidas são mais eficientes. A desvantagem de uma prancha rígida é sua relativa fragilidade, sendo fácil bater em uma rocha, cair algo em cima, e quebrar, outra desvantagem é e locomoção da prancha e também local para guardá-la.


AS INFLÁVEIS

As vantagens dessa são principalmente a locomoção e a facilidade de guardar, já que cabem muitas vezes em uma mochila, sendo fácil até despachar num avião, e cabe no armário. São muito resistentes, permitindo pequenas colisões com galhos ou pedras.


A principal desvantagem é quando for utilizá-la para pegar onda, o desempenho também fica um pouco aquém das rígidas.


Existe ainda um grande comércio de pranchas usadas, que vale a pena pesquisar na hora de comprar, porque muitos compram por impulso e as utilizam muito pouco.

Vale ressaltar que equipamentos de segurança, respeito pelo mar e pelas condições do tempo são fundamentais.


Mas o íntimo contato que se tem com a natureza, com pássaros, peixes, tartarugas; é extraordinário. Vale a pena a experiência.


Fonte:





Comments


bottom of page