Escolher uma barraca não é tarefa fácil, especialmente para quem está começando a acampar e ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto e sobre os equipamentos. Então, nesse post, vamos dar uma ajudinha básica, mostrando o que você precisa avaliar antes de fazer sua escolha.
Mas antes de começar precisamos explicar que, basicamente não existe barraca boa ou barraca ruim, o que existe é uma barraca mais ou menos adequada para o que você precisa.
E saiba também que o mercado nacional é carente de barracas com algumas características específicas, e aquilo que seria a barraca ideal para você, se for algo muito específico, pode simplesmente não existir.
O que é preciso avaliar
Tamanho
Sempre compre uma barraca com capacidade acima do que você precisa, preferencialmente uma pessoa acima (no mínimo). Por exemplo, se você precisa de uma barraca para 2 pessoas compre para 3 pessoas. Se quiser para 3 pessoas, compre para 4. Isso para ficar confortável o espaço, se você quer levar muita “tralha de camping” e quer mais espaço mesmo, considere escolher uma barraca para ainda mais uma pessoa.
Peso
Para quem procura uma barraca para trekking ou simplesmente para carregar na mochila e sair caminhando mundo afora, o peso é um item importante a ser avaliado. Se esse é o seu caso procure barracas que pesam pouco (considerando sempre o seu tamanho, força e capacidade física) até 3 kg pode ser aceitável, mais que isso já fica bem pesado se for carregar longas distâncias.
Fique atento para não cair na tentação de barracas muito leves, mas que não apresentam o mínimo de proteção. Certifique-se sobre qual a coluna d’água, como são as costuras e qual o tipo de sobre teto.
Se sua ideia não é levar a barraca nas costas, o peso pode ser desconsiderado para a escolha.
Impermeabilidade
Acredite, nem todas as barracas para acampar são impermeáveis! Se você quer uma barraca para acampar ao ar livre, sem entrar água, escolha uma barraca com coluna d’água acima de 1000 mm. Essa é uma informação que todas as barracas devem ter nas informações técnicas do produto.
Costuras
Sempre que possível compre barracas com as costuras seladas. Se a barraca for impermeabilizada e não tiver as costuras seladas a água vai entrar, não pelo tecido, mas pelos furinhos da costura. Isso é muito importante porque você não vai querer acordar com uma goteira no pé.
Sobre teto
Além de uma boa impermeabilização outra coisa que precisa ser observada, se você quer bastante proteção, é o tipo de sobre teto. Algumas barracas possuem sobre teto completo que cobre toda a barraca (e protege mais, especialmente das chuvas) outras possuem sobre teto parcial (que normalmente não cobre a frente da barraca) e pode ser crítico em caso de chuvas mais fortes e com vento, pois o quarto não costuma ser impermeabilizado.
Existem ainda barracas que não possuem sobre teto (ou possuem apenas um chapeuzinho na parte de cima) e são modelos que não aconselhamos para usar na natureza sem que haja alguma proteção extra sobre a barraca, pois sem o sobre teto a impermeabilização fica comprometida. Elas costumam ser baratas, pequenas e leves, mas irão provavelmente deixar você na mão na hora que mais precisar de proteção.
Portabilidade
Outro fator que pode ser importante de ser avaliado é se a barraca é autoportante ou não. Barracas autoportantes são aquelas que ficam em pé mesmo sem os espeques, e que normalmente são os modelos iglus. Mas existem vários modelos que simplesmente não ficam em pé armadas sem os espeques, o que acaba limitando um pouco seu uso.
Se você quer uma barraca que possa ficar montada sem a colocação dos espeques, escolha uma barraca autoportante!
Conforto
Se você quer uma barraca para ficar acampando mais tempo, ou com mais conforto mesmo, procure uma que possui avanço completo espaçoso e fechado.
Ter um avanço completo e espaçoso faz muita diferença se você vai acampar por bastante tempo ou em dias de chuva pois o acampamento fica mais confortável.
Fonte:
Comments