top of page
Aluga Camping

Acampar é a opção mais segura para viajar na pandemia.

Diante do cenário de muita dúvida em relação à volta do turismo em plena pandemia, algumas opções de viagem são apontadas como menos arriscadas. A entidade médica norte-americana Texas Medical Association, por exemplo, divulgou um estudo que aponta o camping como uma das práticas turísticas mais seguras contra o contágio pelo coronavírus.

Trata-se, afinal, de um tipo de passeio que pode ser feito em espaçosas áreas de natureza, com muito ar puro e poucas aglomerações.



Antes de acampar:

Além disso, os brasileiros estão bem servidos de lugares ideais para acampar: calcula-se que o país tenha mais de 3.000 pontos de camping, espalhados por locais como praias, áreas rurais e zonas de montanhas.


Onde acampar

O recomendado é que o acampamento seja realizado em áreas formais de camping - ou seja, em espaços onde o turista paga diárias de hospedagem e, em contrapartida, conta com infraestrutura e segurança. "Isso é indicado especialmente para quem não tem experiência na prática". No passado, era comum ver pessoas acampando em lugares completamente selvagens, o que aumenta os riscos de ser atacado por algum animal ou não conseguir ser atendido caso haja um acidente. De Norte a Sul Atualmente, em diversas regiões do Brasil, há campings que oferecem boa infraestrutura.


Já no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, viajantes dormem em sofisticadas e confortáveis tendas inspiradas nos safáris africanos, em uma modalidade conhecida como "glamping" - termo que pode ser traduzido como "camping glamoroso". O litoral da Bahia, por sua vez, é famoso por abrigar zonas de acampamento de frente para lindas praias: Porto Seguro e arredores, por exemplo, possuem ótimas opções para este tipo de viagem. E as regiões Sudeste e Centro-Oeste são muito atraentes para quem busca contato com montanhas e cachoeiras: há belas áreas de camping, por exemplo, na cidade mineira de Carrancas, na região da Chapada dos Veadeiros (GO) e no Parque Estadual dos Três Picos

Para quem mora no Sul, vale a pena considerar a região da linda Cascata do Chuvisqueiro, uma cachoeira com mais de 70 metros de altura localizada no município gaúcho de Riozinho (a aproximadamente 120 km de Porto Alegre).


Dá para acampar nas proximidades da queda d'água. Em Santa Catarina, a cerca de 230 quilômetros de Florianópolis, existe um município chamado Siderópolis, com várias opções de campings que ficam perto de belas trilhas na natureza, como a que leva até a formação rochosa Janela Furada, passando por um ponto de observação da Barragem do Rio São Bento. E, voltando ao Nordeste, é possível dormir em barracas no agreste pernambucano, mais precisamente na cidade de Boni.


Outra alternativa é o camping car, que é um reboque levado pelo carro e que, ao ter suas tampas levantadas, se transforma em uma barraca. Sobre os motorhomes, veículos que possuem comodidades como espaços para dormir e cozinhar cada vez mais comuns entre viajantes, nem todas as áreas de camping comportam este tipo de veículo. Na mochila, é fundamental levar itens como repelente, capa de chuva, material de iluminação [como lanterna], isopor [para conservar a temperatura de alimentos e bebidas] e roupas para frio e calor, pois a temperatura pode sofrer oscilações violentas em áreas de natureza. O ideal, segundo o especialista, é estar com um carro ao realizar uma viagem de camping...


Fonte:



Comments


bottom of page